Prevenção ao câncer de boca


Conforme a professora Lenita Araújo, o câncer de boca tem maior incidência no sexo masculino, sendo o quarto tipo mais comum de câncer em homens.

As causas mais reconhecidas estão relacionadas ao uso de fumo e álcool e, radiação solar para o câncer de lábio inferior. A professora salienta que toda pessoa deve fazer regularmente o exame.

A presença de manchas brancas ou avermelhadas, irritações embaixo de próteses, feridas que não cicatrizam em três semanas e endurecimento ou caroços na boca ou no pescoço podem caracterizar sintomas ou manifestações de patologias que devem ser precocemente avaliadas por um especialista. "Quanto mais cedo detectada a doença, maior chances de cura terá o paciente".

Lenita Araújo destaca que a campanha serve como referência a média e longo prazo. "Muitas pessoas, mesmo após a campanha, procuram o Centro de Diagnóstico e Hispatologia para a realização de consultas e exames". A professora ressalta que durante a campanha cerca de 400 pessoas passam pelo Centro em busca de uma avaliação.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.