Ortodontia e Fonoaudiologia


O tratamento ortodôntico e a terapia fonoaudiológica passam a ser os maiores beneficiários dos resultados atualmente obtidos para se modificar as conseqüencias da flacidez muscular (hipotonia) e da frouxidão de ligamentos, que, de maneira isolada ou em associação, constituem-se no substrato fisiopatológico da síndrome clínica recém-descrita, que incide em crianças assim consideradas "normais".

Nessa síndrome, ao lado da disfonia (rouquidão) e da enurese noturna ("xixi na cama"), os distúrbios da oclusão dental e da articulação dos sons da fala constituem-se nas manifestações mais freqüentes.

Devido à hipotonia e/ou frouxidão de ligamentos, a força resultante de qualquer atividade muscular é sempre débil. Ao nível da cavidade oral, nesse contexto clínico, a língua é flácida e espraiada e faz com que os sons /r/, /R/ e "lhe" fiquem prejudicados, porque exigem maior vigor da movimentação da ponta da língua para serem produzidos. Também pela sua flacidez, a língua tende a ficar em posição de repouso inadequada e a realizar movimentos de protrusão de encontro e além das arcadas dentárias, na deglutição e na articulação dos sons.

Esse padrão de movimentação da língua leva ao aparecimento de ceceio, de acúmulo de saliva nas comissuras labiais e ao excesso de perdigoto, durante a fala e, com o decorrer do tempo, constitui-se em importante agente de deformação das arcadas dentárias.

Em 18 anos, que o foi o tempo decorrido para se chegar à síntese final da síndrome ora descrita, o uso de medicamentos, empregados em geriatria e na medicina do esporte, mostrou-se eficiente na modificação, para melhor, de várias disfunções conseqüentes à hipotonia e/ou frouxidão de ligamentos (disfonia, enurese noturna, padrão gráfico) e, em particular, daquelas dependentes da mobilidade e da motricidade da língua, tornando mais eficientes e abreviando, de maneira significativa, o tempo de duração dos tratamentos ortodônticos e fonoaudiológicos.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.