Higiene da boca tem de começar com o primeiro dente


Só a partir dos 7 anos criança consegue fazer a escovação sozinha. Uma boa notícia: a incidência de cáries em todo o mundo está baixando. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como meta para este ano que haja apenas três dentes cariados por criança de 12 anos no mundo. Esse número, hoje, é de quatro a cinco.

No Brasil não existem dados estatísticos, mas segundo a odontopediatra Nádia Magalhães, professora de odontologia preventiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as nossas crianças também estão se beneficiando do flúor que desde 1988 vem sendo acrescetado às pastas de dentes.

A cárie surge basicamente por falta de limpeza nos dentes. E por isso é importantíssimo que se ensine a uma criança, desde cedo, que precisa escová-los, não só depois de cada refeição como depois de comer cada guloseima.

A carne de um hambúrguer gruda na gengiva tanto quanto o açúcar de uma bala ou biscoito. Para criar o hábito da escovação, o primeiro dente e, para que se consolide, o exemplo dos pais é imprescindível.

Segundo o odontopediatra Marcelo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Odontopediatria e Estética, “mesmo o leite materno pode causar cáries, pois o que fica depositado nos dentes fermenta”. Por isso, desde que nasce o primeiro dente é importante que a mãe passe um algodão com água na gengiva do bebê quando ele acabar de mamar.

Que escovas escolher

As escovas ideais para a criança, segundo Marcelo Fonseca, são aquelas que têm a cabeça pequena e as cerdas macias. Até os 7 anos ela não tem coordenação motora suficiente para usá-la sozinha; precisa de ajuda.

Os pais também precisam ensinar a criança a usar o fio dental para limpar o espaço entre os dentes, um dos focos principais de desenvolvimento de cáries.

Prevenção

A preocupação com as cáries deve começar na gravidez com o tratamento dos dentes da mãe e sua informação. A bactéria que causa a cárie pode ser transmitida pela saliva da mãe quando sopra uma comidinha da criança ou mesmo por meio de um espirro.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.