Gengivite

A Doença das Gengivas ou Doença Periodontal se inicia da mesma forma que a cárie, ou seja, com a formação da placa bacteriana.

A placa bacteriana fica aderida ao dente e ataca as gengivas, provocando inflamação. Então a gengiva fica bastante vermelha, inflamada e pode sangrar. É a chamada Gengivite.

Veja abaixo como a doença das gengivas evolui:

Etapas da Evolução da Doença das Gengivas - Doença Periodontal

Cálculo - Com o tempo, a placa bacteriana sofre um processo de calcificação em certas áreas, formando o cálculo ou tártaro. Este processo leva um tempo considerável (às vezes até anos).

Bolsa - Com o avanço da doença periodontal (devido a falta de tratamento: remoção de tártaro e higienização) aparecem bolsas na região entre a gengiva e o dente. As bolsas facilitam ainda mais o acúmulo de restos alimentares, placa bacteriana e cálculo junto às raízes dos dentes

Em um estágio mais avançado da doença periodontal as bolsas avançam destruindo o osso que prende a raiz dos dentes e causando retração da gengiva. Neste estágio os dentes podem amolecer e até cair.

Atenção: A gengivite pode ser resolvida, em muitos casos, através de uma escovação correta e do uso do fio dental. A partir do aparecimento de cálculo a Doença Periodontal deve ser tratada pelo dentista, que deve ser procurado também caso haja alguma região da gengiva apresente sangramento com freqüência apesar de uma boa escovação.