Fonoaudiologia para crianças e adultos

O que é a fonoaudiologia?

É uma especialidade que trata de problemas relacionados à comunicação. Dentre estes problemas estão a:

Fala Deglutição Atípica

Escrita

Respiração Bucal

Voz Síndromes, Deficiências Mentais, Mal de Parkinson

Gagueira Dificuldades de Comunicação em Geral.

Quais os problemas mais freqüentes e como percebê-los?

Problemas Vocais:

Caso você observe alterações na voz, além de 15 dias, associados à sintomas como:

· Dor ao Falar,

· Queimação,

· Rouquidão,

· Aperto na Garganta,

· Esforço e cansaço vocal,

Procure um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, pois estas sensações podem ser causadas por nódulos nas pregas vocais, pólipos, cancer, necessitando de terapia.

Deglutição Atípica :

Este é um problema que é causado por um pressionamento excessivo da língua sobre os dentes durante a fala, deglutição de alimentos e em repouso. Os sintomas típicos desta manifestação são:

· Alterações na fala (falar assobiando ou cuspindo),

· Mudança na posição dos dentes,

· Flacidez na musculatura da língua,

Esta manifestação é muito freqüente em pacientes com problemas ortodônticos.

Preste Atenção nos seus filhos:

Eles têm dificuldade de pronúncia? Trocam letras como "R" pelo "L", como o persnagem Cebolinha das revistas em quadrinhos? Isto pode ser muito sério, podendo inclusive dificultar o processo da alfabetização deles.

Você nota os lábios rececados e flácidos, dificuldades em respirar pelo nariz, voz anasalada, gengivas inflamadas, cansaço e indisposição freqüentes no desenvolvimento de atividades físicas e intelectuais? Este é um problema que a área de fonoaudiologia pode ajudar a melhorar!!!