Açúcar e Ácidos


O açúcar é o principal responsável pela incidência de cáries. Ele nutre as bactérias da placa bacteriana, que pôr sua vez, após o digerirem, liberam ácidos que atacam os dentes, dando origem as cáries. Portanto, deve-se evitar o consumo de açúcar (alimentos cariogênicos : balas, biscoitos, cafés, refrigerantes, doces e outras guloseimas adoçadas com açúcar) várias vezes ao dia e entre as refeições.

Uma forma inteligente e bastante eficaz, é ingerir alimentos ou líquidos açucarados como parte das refeições regulares. Entre as refeições dê preferência a alimentos não cariogênicos, como frutas, líquidos e guloseimas adoçadas com substitutos do açúcar.

Cuidado também deve ser tomado em relação a freqüência da ingestão de alimentos ácidos (frutas cítricas e refrigerantes) que podem desmineralizar os dentes. Mesmo não contendo açúcar, os ácidos destes alimentos/líquidos atacam o esmalte dental, provocando cavidades e levando algumas vezes a sensibilidade dolorosa.

É recomendado que sempre após sua ingestão, seja feito um bochecho com água pura, com a finalidade de diluir o ácido existente na cavidade bucal, diminuindo assim o seu poder de ação nos dentes.

Este bochecho também deve ser executado antes das escovações de higiene oral. Portanto, para ter uma dentição sadia e pôr conseqüência , uma melhor qualidade de vida, procure dar preferência a alimentos naturais, não cariogênicos e de baixa acidez.

Alimentos não cariogênicos (não provocam cárie)

Frutas, legumes, carnes, ovos, leite, queijo, yogurt (não adoçado), refrigerante diet e todas as guloseimas adoçadas com substitutos do açúcar: aspartame, sacarina, ciclamato, stévia, xilitol, manitol e sorbitol.

Alimentos cariogênicos (provocam cárie)

Refrigerantes, balas, drops, chicletes, sorvetes, biscoitos e bolos doces, pudins, caramelos, sucos e outras guloseimas adoçadas com açúcar.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.