Conhecendo o dente


O dente é formado por quatro camadas distintas: o esmalte, camada externa, esbranquiçada e muito dura; a dentina, camada abaixo do esmalte composta por canalículos que contém líquidos (onde ocorre a dor); a poupa, parte interna do canal que contém sangue e nervo; e o cemento, região que forma a raiz.

Durante toda a vida temos duas dentições. A primeira, que se inicia aos 6 meses e se completa aos 2 anos, é formada por vinte dentes (de leite) – dez na arcada superior e dez na inferior.

Por volta dos 6 anos, começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes – segunda dentição – que está quase completa aos 13 anos, faltando apenas os quatro dentes do siso, que nascem por volta dos 17 anos. Quando adultos, passamos a ter 32 dentes – dezesseis na arcada superior e dezesseis na inferior.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.