O beijo pode provocar cáries

Não existem dúvidas! A cárie dental, sendo uma doença provocada por uma bactéria, pode ser transmitida através do beijo. Entretanto, há uma fase da vida em que isso pode acontecer com mais facilidade, trata-se do período entre os seis meses e quatro anos de idade.

Nesta fase as crianças entram em contato com muitas bactérias que irão permenecer em sua boca durante toda a vida, sem causar nenhum dano.Por esta razão, o organismo não produz anticorpos contra tais bactérias.

Caso a criança receba um beijo, ou se alimente utilizando uma colher em conjunto com um adulto que possua cárie, provavelmente seu organismo irá reconhecer a bactéria causadora da cárie dental, o Streptococus mutans, e não mais produzirá defesas contra esta bactéria, fazendo com que a criança inicie um processo de cárie dental.

Na fase adulta, dificilmente o beijo transmitirá a cárie, pois se este adulto não foi contaminado quando criança, seu organismo receberá estas bactérias e iniciará um processo natural de defesa.

Assim, cuidar de seus dentes é a melhor maneira de evitar que seu filho desenvolva cárie dental.