Acabe com as caries sem usar aquele motorzinho!


A tecnologia está ajudando a superar o medo de dentista. Um gel fabricado por uma empresa sueca "dissolve" a cárie, dispensando o temido uso do motor e da broca. O gel, atuando diretamente sobre a dentina cariada, impede que a parte sadia do dente seja atingida. A novidade será apresentada no 19° Congresso Internacional de Odontologia, reunindo 60 mil dentistas em São Paulo, que começou ontem e vai até dia 29.

O novo tratamento consiste no seguinte: o dentista pinga duas gotas do gel Carisolv, composto por três aminoácidos e hipoclorito de sódio, sobre o dente cariado e mistura a solução com um instrumento manual. Ao reagir com a dentina cariada, o gel, cor-de-rosa, vai adquirindo um tom amarronzado, o que significa que está dissolvendo a cárie.

Em seguida, o dentista lava a boca do paciente e repete a ação quantas vezes forem necessárias até que a cor do gel não mude mais. "Isso indica que a cavidade cariada foi totalmente eliminada", explicou por telefone o dentista Carlos Dotto, que apresentará o produto no congresso.

Esmalte - Neste momento, entram em cena a broca e o motor. A função dos dois, no entanto, limita-se à remoção do esmalte descolado do dente, de modo a esculpir a cavidade, deixada pela retirada da cárie, permitindo melhor forma para a restauração dentária.

"Como o esmalte, a dentina cariada não tem terminações nervosas e por isso não há sofrimento. A dor sentida no tratamento de cárie é devida ao contato da broca com a parte sadia do dente, onde se encontra uma série de nervos", disse Carlos.

O novo método, criado pela empresa sueca Medi Team , praticamente elimina a necessidade de anestesia. "Entretanto, em casos de cáries muito profundas, a anestesia é aconselhável, pois, quando for remover o esmalte, a broca pode acidentalmente encostar na parte nervosa do dente", explicou Carlos.

Uma bisnaga importada, com dois centímetros cúbicos de gel, permite tratar em média de 15 cavidades cariadas e custará cerca de R$ 30.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.