Creme Dental


Chegou o momento de esclarecermos sobre o uso da Pasta de Dente. A função da escovação é a remoção da placa bacteriana. A efetividade desta higieniação é 70% maior quando se utilizam um creme dental, além disso a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso do mesmo.

Os problemas relacionados à quantidade de creme dental utilizada em cada escovação, referem-se so excesso e não às pequenas quantidades, isto é, uma criança menor de 6 anos, que corre o risco de deglutir o dentifrício utilizado na escovação, deve colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova, evitando assim o uso excessivo.

Para se evitar este problema, é recomendado que se coloque o creme dental no sentido tranverso das cerdas da escova, desta forma sempre teremos uma quantidade adequada.

Não recomendamos o uso do creme dental com flúor para crianças que ainda não aprenderam a cuspir, pois estas crianças irão engolir o creme dental inevitavelmente.

Atualmente, todos os cremes dentais contém flúor, portanto são anticáries. Alguns, chamados de antitártaro, contém substâncias antimicrobianas, que impedem a formação do tártaro. Convém salientar que nenhum creme dental remove o tártaro pré-existente, eles apenas dificultam a sua formação

A remoção do tártaro pré-existente deve ser feita pelo dentista ou por pessoal auxiliar habilitado. A abrasividade dos dentifrícios são de extrema importância na sua eficácia.Deve ser notado, entretanto, que alguns são mais abrasivos que outros.

Os mais abrasivos devem ser utilizados com mais cuidado e por indicação profissional. Lembre-se que o desgaste dos dentes está mais relacionado com os maus hábitos alimentares e com a força untilizada durante a escovação do que com o creme dental propriamente.

Existe no mercado diversos tipos de dentifrícios, o importante é que eles contenham flúor em sua composição.

Os cremes dentais dessensibilizantes, que evitam dor ao frio, só devem ser utilizados quando houver indicação formal do dentista, pois a senisbilidade na maioria das vezes é provocada por falta de uma substância dessensibilizante.

Cremes dentais com a ação de clareamento dos dentes também devem ser utilizados quando indicado e supervisionado pelo dentista, pois podem causar uma desmineralização indesejada, se utilizados por períodos longos.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.