Escova e Fio dental


A higiene dental sempre foi e continuará sendo a melhor maneira de preservar a saúde dos dentes e da gengiva. Esta verdadeira limpeza bucal deve sempre ser executada pela dupla mais eficaz que existe, ou seja, a Escova de Dentes e o Fio Dental.

A escova deve estar sempre em bom estado, com cerdas macias e pontas arredondadas "polidas". Temos que trocá-la quando suas cerdas ficam tortas, pois isso pode causar arranhões na mucosa bucal. O creme dental é um elemento coadjuvante importante, principalmente por conter flúor em sua compisição.

Deve ser usado como auxiliar na limpeza bucal, proporcionando uma sensação agradável de higiene.Devemos colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova, iniciando a escovação pela lado dos dentes que fica próximo à língua na parte inferior da boca.

Em seguida, ecovamos a parte voltada para os lábios e bochechas, com a escova inclinada, para que as cerdas limpem e promovam uma suave massagem também na gengiva. Continuamos os movimentos com a escova, fazendo pequenos círculos nos dentes e acompanhando a borda da gengiva.

Na arcada superior, processa-se da mesma forma, primeiro do lado interno, depois do lado externo, sempre executando os movimentos circulares. Tanto na arcada inferior como na superior, a superfície oclusal dos dentes (superfície dos dentes inferiores e superiores que se tocam durante a mastigação) deve ser escovada com movimentos de ida e volta, limpando totalmente os sulcos e fissuras naturais dos dentes.

O Fio, ou Fita Dental, precisa ser usado ao menos uma vez por dia, para limpar as superfícies não alcançadas pela escova, as superfícies interdentais.

Corte aproximadamente 40cm do fio dental, enrole nos dedos indicadores das mãos, sendo que a maior parte deve ficar em um dedo e, no outro, o suficiente para prender o fio.

Apoie o fio dental nas pontas dos dedos e introduza-o delicadamente entre dois dentes, até que ele encoste na gengiva. Proceda movimentos de ida e volta, sempre da gengiva para a superfície oclusal, como se estivesse raspando os dentes.

Antes de limpar outro espaço interdental, desenrole mais um pedaço do fio do dedo que tem menos, desta forma você estará utilizando um novo pedaço do fio, evitando a contaminação de outros dentes. Siga estes conselhos do Jornal do Dente e mantenha sua saúde bucal sempre perfeita!


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.