Dentição dos idosos


Da mesma forma que as crianças, os idosos também necessitam de cuidados especiais para manter a saúde bucal. A alimentação do idoso é muito importante, pois uma vez mais, a máxima "Você é o que come" é verdadeira.

Não vamos comentar aqui a quantidade de calorias, proteínas e gorduras que o idoso deve consumir, entretanto vamos esclarecer sobre como o alimento devre ser apresentado, para que o mesmo consiga mastigar e engolir, pois infelizmente muitos dos atuais idosos não possuem dentes.

Como exemplo, citamos a carne, que possui protéinas e gorduras necessárias para uma dieta correta, mas que era um idoso usuário de prótese total (dentaduras), ou que não possui dentes em boas condições, pode ser rejeitada em razão da dificuldade apresentada para a mastigação. Desta maneira, devemos ofertar a carne em forma de caldo, ou batida no liquidificador, ou simplesmente moendo o alimento.

Outro problema surge entre os idosos que possuem alguns dentes, mas que nem sempre se apresentam em bom estado. Para estes, recomendamos uma visita ao dentista, com urgência, a fim de solucionar os problemas que por ventura exista, e at;e mesmo para evitar a instalação de próteses.

Cada vez mais, nossa expectativa de vida é aumentada como consequência dos cuidados tomados enquanto somos jovens. Recomendamos que você cuide bem de sua saúde bucal, pois temos certeza que teremos uma vida mais longa e sadia que nossos antepassados.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.