Enxaguatórios bucais


O uso de soluções anti-sépticas está cada vez mais comum entre os brasileiros que, na tentativa de manter dentes sadios e hálito fresco, fazem uso indiscriminado destes produtos.

Todos os enxaguatórios bucais, embora auxiliem na higiene bucal, devem ser usados com moderação e sob recomendação de um dentista, uma vez que são indicados para situações especifícas e temporárias. Aliás, estas soluções não devem substituir a escova e o fio dental - que são absolutamente indispensáveis na higiene bucal.

Os enxaguatórios são classificados basicamente em dois grupos:

Fluoretados - que aumentam a resistência dos dentes, previnem e combatem cáries e sensibilidade dentinária;

Antimicrobianos - que inibem a instalação e a proliferação de bactérias, auxiliando no controle da placa bacteriana e na assepsia de pré e pós-operatória.

As soluções fluoretadas são recomendadas para pessoas que têm facilidade em desenvolver cárie, usuários de aparelhos ortodônticos e adolescentes - mais propensos a desenvolver cáries pela oscilação hormonal e pelo tipo de alimentação.

Já as soluções antimicrobianas são recomendadas para pessoas propensas a gengivite e periodontite (estágio avançado da gengivite); usuários de aparelhos ortodônticos; pacientes xerostômicos (que produzem pouca saliva); e grávidas que, durante a gestação, podem desenvolver gengivite e cáries.

Em qualquer destes casos, o uso dos enxaguátorios deve ser limitado, a fim de que não apresentem efeitos colaterais. Alteração do paladar, coloração dos dentes e maior tendência à calcificação da placa são alguns dos efeitos colaterais apresentados por enxaguátorios antimicrobianos.

Portanto, não use produtos indistintamente. Se você quer atingir o resultado perfeito - sorriso saúdavel, sem riscos - procure a orientação de um dentista e use os enxaguatórios bucais somente se recomendado por ele.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.