Perdendo dentes?

A posição que os dentes ocupam na boca interfere diretamente na mastigação, primeira fase do processo digestivo.

Portanto, a mastigação só será eficiente, se cada dente estiver em seu lugar correto e em consições de exercer sua função.Nossos dentes dividem-se em molares, pré-molares, caninos e incisivos; sendo que os molares e pré-molares têm a função de amassar os alimentos e os caninos e incisivos de cortá-los.

Os dentes sustentam-se na arcada dentária pelo osso e gengiva. A perda de qualquer um destes elementos compromete a posição e a estabilidade dos dentes, causando problemas gengivais e anatômicos.

Em estado inflamatório, a gengiva fica altamente sensível, apresenta sangramento ao menor contato e adquire uma coloração mais vermelha, ou seja, caracteriza-se o estado de gengivite. Se não houver tratamento, a inflamação continuará e impicará em: reabsorção do osso, presença do pus mau hálito, mobilidade dentária, e posterior perda dos dentes (periodontite).

Na falta de um dente, os outros tendem a preencher o espaço vago, deslocando-se de sua posição. Com isso, a estrutura inicial é modificada, afetando os movimentos normais da mandíbula.

Esse quadro causa complicações que não só alteram a articulação entre a maníbula, úinico osso móvel da face, e a base da cabeça, mas também dão sequência a diversas doenças bucais e do organismo.

Nesse caso, somente a reabilitação oral (reposição de todos os dentes perdidos) através de próteses dentárias prevenirá os problemas causados pela perda dos dentes.

Ainda, não podemos esquecer dos fatores que garantem a conservação de uma arcada dentária em posição perfeita, ou seja: higiene bucal adequada, cuidados períodicos nos dentes que apresentam alguma infecção e avaliações ortodônticas.

Adotando tais procedimentos, você estará garantindo a eficiência da mastigação e contribuindo para o bom desempenho de todas as funções bucais, estéticas e digestivas.