Reduza a cárie infantil pela metade


Segundo reportagem publicada na Folha de S.Paulo em 14.06.98, a incidência de cárie entre crianças brasileiras foi reduzida em 54% no período de 1986 a 1996.

É o que mostra o Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, realizado pelo Ministério da Saúde em 1996 e agora disponível pela Internet, na página Datasus www.datasus.gov.br.

O levantamento foi feito em 27 capitais brasileiras, abragendo crianças de 6 a 12 anos de idade, que frequentavam a escola. Nessa amostragem, o chamado índice CPO, indicador da Organização Mundial de Saúde que revela o número de dentes permanentes cariados em crianças de 12 anos de idade, apontou uma queda de 6,67 para 3,06 dentes cariados por criança em dez anos.

Sendo que a meta estipulada pela Organização para o ano 2000 é de 3 dentes cariados por criança.

Medidas como: a adição do flúor na água encanada, que é distribuída para 42% da população; o uso do flúor desde 1988 em quase todos os cremes dentais; e a implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) - que descentralizou verbas em benefício dos programas municipais de saúde bucal; contribuíram substancialmente para a redução de cárie no país.

Todos os especialistas, conforme evidenciou a reportagem, ficaram animados com a pesquisa, mas demonstraram que é cedo para comemorar resultados, pois a disparidade entre Estados é grande, e os números atingidos pelo Brasil estão longe dos números alcançados pela maioria dos paises desenvovidos.

O esclarecimento sobre essa mudança no quadro de saúde bucal do Brasil é importante, porque revela o comprometimento das autoridades em reduzir o problema da cárie a números inexpressivos.

E mais, indica que este comprometimento não é exclusivo do governo, há pessoas trabalhando firmemente para que isso aconteça.Assim sabemos que para melhorar os números brasileiros, não basta que o governo continue o trabalho atual, é preciso intensificá-lo, com o apoio da iniciativa privada.Por isso continuaremos nossa tarefa de divulgação de meios de prevenção e saúde bucal.


Voltar ...


Nota: Todas as informações que compõem o conteúdo do site OdontoWeb têm caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site OdontoWeb deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde. Para tanto, sempre consulte e visite regularmente seu dentista.