Quando é tempo de trocar a prótese

A pessoa que faz uso de uma prótese total (dentadura) deve estar atenta a qualquer alteração em sua boca, identificando o momento certo de efetuar a sua troca.

Com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente em sua mastigação e na própria estética. Por isso, observe alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese:

- Dores na nuca; ocasionadas pela tensão dos músculos durante a mastigação; - Dores no ouvido: provocadas pela mudança de articulação entre a base da cabeça e o osso maxilar inferior; - Queilite Angular (rachadura no canto dos lábios): ocorre quando a distância entre o maxilar inferior é reduzida.

outro dado importante: se a sua prótese total estiver desgastada, ou quebrada, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, porque essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mau hálito e até infecções microbianas, como candisíase (sapinho).

Em estágios mais avançados, quando a prótese está machucando a gengiva, os problemas podem assumir contornos mais sérios, provocando até mesmo o câncer bucal.

Mesmo tendo perdido os dentes, ainda restam a gengiva, os músculos e outras estruturas que se relanionam com a sua boca e que exigem medidas de cuidado. Portanto, a prevenção ainda é essencial para manter a sua qualidade de vida.