As causas da Doença Periodontal

A doença da gengiva, assim como a cárie, é provocada principalmente pela placa dental, uma massa pegajosa que se forma aderida ao dente. A placa dental é constituída de restos alimentares e de bactérias, algumas que podem causar a gengivite e a cárie, outras não produzem doença.

Remoção da placa

Uma vez que não se sabe exatamente quais as bactérias presentes na placa, a solução é removê-la para evitar o surgimento de futuros problemas odontológicos.

Caso a placa não seja removida, ela se calcifica, formando um depósito rugoso e poroso chamado tártaro ou cálculo.

As bactérias logo entram em ação, produzindo toxinas (venenos), que inflamam a gengiva da superfície dental, formando uma bolsa (espaço entre a raiz do dente e a gengiva). Uma boa limpeza realizada pelo dentista para remover o tártaro, é indispensável para evitar que a doença periodontal progrida e que essa bolsa se torne cada vez mais profunda, abalando e comprometendo o dente, que pode ficar frouxo, e até cair.

Prevenção

As principais causas para a formação da placa dental são: a alimentação incorreta, o stress e o fumo, associados à falta de higiene bucal. Conhecidos esses fatores, bastam simples cuidados para evitar o comprometimento da saúde bucal.