Mantenha a gengiva Sadia

Gengivite - estágio inicial As inflamações na gengiva, também chamadas doenças periodontais, além de bastante frequentes, são as principais responsáveis pela perda dos dentes entre adultos.

De cada quatro pessoas, três problemas gengivais! Um dos motivos desse fato é que no ínicio a doença nem sempre apresenta dor e as pessoas procuram tardiamente o dentista. Mas é extamente quando a gengivite começa a se manifestar através de sintomas como: avermelhamento, inflamações e sangramentos, que se deve tomar logo as providências para deter seu agravamento.

Periodontite Quando não tratada na fase inicial, a gengivite progride e, além de comprometer a própria gengiva de forma irreversível, atinge a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Na periodontite, tanto a gengiva quanto o osso que suporta o dente são destruídos. Sem os cuidados necessários, os dentes ficam moles, podendo cair antes mesmo de serem extraídos. Este triste final era conhecido por muitas pessoas como piorréia.

Medidas Preventivas

Uma escovação bem feita regularmente ajuda a manter a saúde da gengiva. Mas, fique também atento aos sinais que indicam a doença periodontal, que são:

gengivas sensíveis, vermelhas, inflamadas ou doloridas; sangramentos durante a escovação dos dentes; mau hálito; presença de pus entre os dentes e a gengiva; dentes moles; alteração do encaixe dos dentes ao mastigar ou morder.

Ao notar qualquer sintoma acima, você já sabe, nada de esperar que o incômodo passe assim como veio: de repente. Marque um horário e vá ao dentista. Fique de bem com a sua saúde!