Cárie é uma doença contagiosa

Talvez você tenha se surpreendido com essa afirmação, pois até pouco tempo não se falava em cárie como doença e, muito menos se sabia que ela era transmissível. Mas é exatamente assim que a cárie é atualmente classificada pelos cientistas: como uma doença causada por bactérias, podendo ser transmitida de uma pessoa para outra.

Como qualquer outra doença, os cuidados preventivos são o melhor rémedio contra a cárie e eles devem se iniciarlogo cedo, já que a contaminação ocorre em um curto período: dos 6 meses aos 3 anos.

Coincidentemente, entre os principais transmissores das bactérias causadoras de cárie estão as mães e as bábas, responsáveis pela higiene de criança.

Os cuidados básicos com a criança são muito simples e vão transformá-la num indivíduo de sorte, sem cárie durante toda a vida!

Evite comer junto com a criança utilizando o mesmo talher; Não sopre o alimento para esfriá-lo antes de servi-lo contém bactérias, contaminem o alimento; Procure não experimentar o sabor do alimento na colher ou no copo do bebê;

Beijos na boca, brincar de morder os dedinhos da criança ou qualquer outro procedimento inocente que envolva a troca de saliva com um adulto pode ser prejudicial e promover o surgimento de futuras cáries.