As mil faces da dor

Atenção! Dores de ouvido ou dores de cabeça sem causas aparentes podem estar associadas a problemas odontológicos.O organismo humano, devido sua complexidade, muitas vezes nos confunde com sua reação. Um caso típico é a questão da dor reflexa – uma sensibilidade que parece estar ocorrendo em determinada região da face quando, na verdade, o problema está em outro local.

O exemplo mais comum é o caso da dor de ouvido, que constantemente leva muitos pacientes ao médico, com queixas de forte dor.

Ao fazer o exame clínico, o profissional conclui que o problema não está localizado no ouvido, mas nos dentes; e encaminha o paciente ao dentista. Neste casos, normalmente o dentista informa o paciente que a dor é proviniente de um dente com problema de canal. Algumas vezes é difícil detectar qual o dente que está causando o problema para não anestesiá-lo e fazer com que passe a dor de ouvido.

Outro caso constante está relacionado às dores de origem articular. A ariticulação temporo-mandibular (articulação localizada entre o maxilar inferior e a cabeça) costuma provocar dores em diversos locais da cabeça, podendo ser confundida com enxaqueca – tamanha a intensidade dessa dor.

Nestes casos a causa da dor e o tratamento são muito complexos. Ela pode ter origem no estresse, em restaurações dentais, até mesmo em desgastes naturais que alteram a forma dos dentes e mudam a posição do maxilar inferior, sobrecarregando nervos e músculos próximos, que não estão adaptados à nova posição. Sua causa direta é a compreessão de algum nervo que provoca a dor ou a sobrecarga de algum músculo que, devido a alteração da posição do maxilar, necessita um maior estiramento, causando dor.

O difícil, nestes casos é identificar a causa da dor – ela pode se manifestar em diversos locais da cabeça, inclusive no pescoço e nos ombros. Trata-se de uma dores que leva pacientes a tratamentos médicos infindáveis, sendo que sua origem é odontológica.

O tratamento da dor de origem articular é complexa e inclui o uso de próteses, cirurgias, aparelhos ortodônticos e muita fisioterapia. Aconselha-se estar sempre atento às alterações bucais, fazendo constantemente um exame periódico da boca. Com esses cuidados você estará sempre protegido de uma dor inesperada!