Você pode evitar a retração da gengiva

Para prevenir qualquer doença é preciso conhecer suas causas. A desidratação, por exemplo, é causada pela falta de líquidos no organismo, sendo prevenida pela ingestão de água, sucos ou até mesmo soro caseiro. Seguindo o mesmo raciocínio, conhecendo as causas da retração gengival, teremos maior possibilidade de evitá-las.

Diversas são as causas da retração da gengiva. Porém, o mais importante é prevení-las pois, uma vez iniciada a retração, não será possível seu retorno à posição original.

As principais causas desta doença são a placa dental, a massa de restos alimentares e bactérias agregadas, que produzem substâncias com capacidade de agredir a gengiva induzindo seu afastamento da coroa do dente, com consequente exposição da raiz. Nestes casos a principal forma de prevenção é a escovação, ela deve ser executada sem pressão sobre os dentes e a gengiva.

As cerdas da escova devem ser macias e com pontas arrendondadas (tais características estão sempre impressas na embalagem). As próteses fixas, também podem causar retrações gengivais. Dificilmente a forma do dente das próteses recupera totalmente a anatomia dental, isto permite o acúmulo de placa dental e, futuramente, pode provocar a retração da gengiva. Com a utilização das próteses fixas, o cuidado com a higienização deve ser redobrado. O paciente deve usar escovas interdentais, utilizar sempre o fio dental e outros métodos de higiene recomendados pelo seu dentista. Além destas causas existe também a retração por excesso de força durante a escovação, ou ainda quando se utiliza uma escova dental com cerdas médias ou duras, que machucam a gengiva.

Não há dúvida de que a prevenção se faz com o uso de cerdas macias. Para diminuir a violência durante a higienização, recomenda-se segurar a escova como se fosse uma caneta, ou seja, utilizando apenas dois dedos. A idade também tem a sua influência na retração gengival.

A partir dos trinta anos os cuidados com a gengiva devem ser maiores, sangramentos persistentes devem ser motivo de preocupação a visita ao dentista.